Início » Os chacras na Umbanda
Certamente você já leu ou já ouviu falar em chacras. Este é um termo de origem hindu e a grosso modo que dizer “roda”.
Os primeiro registros sobre os chacras surgiram em antigas escrituras hindus chamadas Upanishads, cerca de 600 a.c..
A chegada do termo ao ocidente é incerta, porém há quem defenda que sua popularização se deu à partir da Conferência Internacional das Religiões, que aconteceu em Chicago no ano de 1893.
Independente da chegada do termo chacra ao ocidente, a verdade é que várias culturas nativas das Américas já tinham um conceito muito semelhante aos chacras, assim como várias culturas ao redor de todo o mundo.
Existem várias definições acerca do que são os chacras, mas de forma resumida podemos dizer que chacras são centros energéticos de nossos corpos espirituais, verdadeiros portais que apresentam 3 funções principais: absorção, processamento e exteriorização.
Já aconteceu com você de entrar em um ambiente e começar a se sentir mal? Isso pode ter acontecido porque o ambiente estava impregnado de energias “pesadas” e um dos seus chacras absorveu essa energia, processou essa informação e te avisou que era hora de ir embora. Nessa mesma situação um ou mais chacras absorveram mas não conseguiram processar tal energia.
De acordo com os Vedas, existem mais de 80 mil desses centros de força no nosso corpo, porém destaco os 7 “principais”, estes estão localizados ao longo de nossa coluna vertebral. Cada um tem sua características e funções específicas.
Contando de baixo para cima, temos:
Muladhara (chacra básico), Svadhishthana (chacra sexual), Manipura (chacra umbilical), Anahata (chacra cardíaco), Vishuddha (chacra laríngeo), Ajna (chacra frontal) e Sahasrara (chacra coronário). E ainda temos um oitavo chacra chamado Esplênico
Não irei tratar aqui dos conceitos esotéricos e terapêuticos de cada um deles, mas irei falar da visão Umbandista de cada um.
Na Umbanda os chacras principais estão ligados a aos sentidos de Deus.
Todas as linhas e todos os guias trabalham os chacras, mas é na Linha do Oriente que o trabalho nos chacras é mais perceptível. Isso acontece pelo fato de muitos hierarcas dessa linha terem origem em culturas, religiões e tradições orientais.
Eu recomendo o curso Linha do Oriente na Umbanda para que você possa se aprofundar nos mistérios do oriente e aprender a se conectar, firmar e trabalhar com os seus Mestres do Oriente.
Voltando ao assunto, podemos relacionar os chacras dessa forma:
Esse foi um pequeno resumo sobre os chacras na Umbanda. Se você gostou e quer aprender mais sobre a esse e outro temas ligados à Linha do Oriente, eu recomendo o nosso curso Linha do Oriente na Umbanda, até a data desta postagem, este é o único curso sobre o tema na religião de Umbanda.