Início » O que eu posso pedir para Exu?
O que eu posso pedir para Exu? Posso pedir dinheiro? Posso pedir amor? Posso pedir um emprego, um carro novo ou fulano de volta? Todos os dias eu recebo essas e muitas outras perguntas relacionadas ao que se pode pedir para Exu.
Exu é visto muitas vezes como o “Gênio da Lâmpada”, uma figura mágica onde basta evocá-lo e fazer seus pedidos para que tudo se realize em um passo de mágica. A verdade é que a história não é bem assim, ou melhor, com Exu o “buraco” é mais embaixo. As vezes bem embaixo!
Exu é uma energia tripolar, ele tem seu pólo negativo, seu pólo neutro e seu pólo positivo. Esse é um assunto muito extenso e complexo para tratarmos com profundidade nesse momento. Mal comparando no que tange o assunto “pedidos” e tentando ilustrar da maneira mais simples, podemos comparar Exu a uma faca sobre a mesa. A faca sozinha não faz nada, a função que ela vai desempenhar depende do uso que a pessoa que acessá-la irá fazer. Você pode pegar a faca para fatiar um pão, pode pegar a faca para se defender de uma fera selvagem ou até mesmo para ferir alguém. A faca é apenas uma instrumento e quem responde por seus atos não é a faca, e sim quem fez uso dela.
Como eu disse, mal comparando, Exu é a faca. Então podemos entender que Exu tem capacidade de fazer tudo, a responsabilidade está em quem recorre a Exu. Mas tem um porém aí. Exu também é um executor à serviço da Lei Maior e da Justiça Divina, então ao mesmo tempo que ele te dá a oportunidade até de ferir alguém, também é ele quem vai executar a reação decorrente da tua ação.
Por isso alguns dizem que Exu dá com uma mão e tira com a outra. Se você for ferir ou interferir no livre arbítrio de alguém, certamente Exu vai executar a Lei sobre você. Lembre-se disso.
Outro ponto aqui é o seu merecimento. As vezes passamos por dificuldades e por mais que nos esforcemos para superá-las as coisas simplesmente não acontecem como queríamos. Aí sabendo que Exu é o senhor de todos os caminhos, naturalmente vamos até ele e para pedir ajuda. Acontece que muitas vezes as dificuldades que passamos são provações necessárias para nossa evolução ou reações e resgates de atitudes que cometemos no passado. Vamos apelidar de carma. Quando este é o caso não adianta pedir ajuda para que o problema se resolva, adianta pedir forças para conseguir superá-lo! E essa regra é para todo e qualquer pedido, nem Exu, nem Orixá nem guia nenhum resolve os seus problemas, eles dão possibilidades de você resolvê-los por conta própria, podem até facilitar e acelerar o meio de conseguir, mas nunca resolvendo para você. Falaremos mais sobre a forma certa de pedir em outro artigo.
Agora que você já entendeu essa parte pode estar se perguntado: “como faço para Exu me ajudar?” ou “como trabalho com Exu?”. Você já deve ter ouvido que Exu não trabalha de graça, isso é totalmente verdade! Exu simplesmente não consegue. Então como você pode fazer para trabalhar com Exu? Isso é tema da próxima matéria! Mas se quiser aprender isso tudo e muito mais, sugiro o curso Exu na Umbanda aqui do TEUSSP EAD. Nesse curso você vai aprender os fundamentos de Exu, os tipos de Exu, seus elementos de trabalho, vai aprender a fazer a ativação dos seus Exus, firmezas, oferendas e muito mais! Se você tem pressa e quer aprender a trabalhar com Exu de forma segura, profunda e autônoma, trabalhando sozinho(a) se depender de ninguém, o curso Exu na Umbanda aqui do TEUSSP EAD é a melhor fonte para isso!
Espero que tenha gostado desse artigo!
Axé!